Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2011

Jardins de Belém - um pouco de História

Personalidades da época na Exposição

   Os jardins de Belém foram construídos por altura da Grande Exposição do Mundo Português em 1940, durante o Estado Novo. 
   A exposição foi inaugurada em 23/Junho/1940 pelo Chefe de Estado, Marechal Carmona acompanhado pelo Presidente do Conselho, Oliveira Salazar e pelo Ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco.



      A Exposição do Mundo Português decorreu de 23/Junho a 2/Dezembro/1940, integrada nas "Comemorações Centenárias" ou do "Duplo Centenário", um conjunto de manifestações de natureza vária, destinadas a comemorar os centenários da Fundação de Portugal e a Restauração.
   Implantada na zona ribeirinha, ocupando 450 mil m2 na Barra do Restelo, em Belém, tinha como objectivo constituir uma síntese da civilização portuguesa e da sua projecção universal. A Exposição incluía pavilhões temáticos relacionados com a História de Portugal, as suas actividades económicas, cultura, regiões e territórios ultramarinos. Incluía ainda um pavilhão do Brasil, único país estrangeiro convidado.
    O evento levou a uma completa renovação urbana da zona ocidental de Lisboa. A sua praça central deu origem à Praça do Império, uma das maiores da Europa, elevou também à construção de outras infraestruturas de apoio, como o Aeroporto da Portela. Actualmente destacam-se os amplos relvados à beira do Tejo, bem como alguns monumentos como o construído em homenagem a Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em forma de hidroavião.


Mapa da Exposição do Mundo Português

Sem comentários:

Enviar um comentário