- Na zona de Castro Laboreiro, os pratos típicos incluem Carne de Cabrito de Castro Laboreiro, Bifes de Presunto, Presunto de Castro Laboreiro, Enchidos, Broa Centeia e Broa Milha. Há também dois doces típicos: Bucho Doce e Sopa Seca de Pão Duro. O vinho é o Alvarinho. O fumeiro tradicional de Fiães abrange todo o tipo de enchidos produzidos nesta zona. Porém, existem particularidades que o diferem do bem conhecido Fumeiro Tradicional de Castro Laboreiro.
- Na zona da serra do Soajo/Amarela, são muitos os pratos típicos confeccionados, mas salientam-se as Papas de Sarrabulho, os Rojões, o Cozido à Portuguesa e a Lampreia. Na doçaria regional incluem-se Charutos de Ovos Moles, Rebuçados dos Arcos, e Doçaria Sortida.
- No Barroso, os pratos típicos são o Cozido à Moda do Barroso, a Vitela Barrosã Assada na Brasa, ou Estufada no Pote, e a Truta Recheada. Também é zona de fumeiros e de pão de centeio.
» Bovinos da Raça Barrosã
O queijo típico do Parque é o Queijo da Cachena (ver "gastronomia do Soajo").
Este bovino pasta livremente na serra, aproveitando os pastos naturais e abundantes, tornando o leite puro e de características únicas. O queijo produzido é gordo, de pasta semi-mole, de cor amarelo palha natural. O tempo de cura médio é de 45 dias e deve ser consumido num prazo máximo de 60 dias após a cura. Vende-se em embalagens cilíndricas de 400g e 1kg.
Queijo de cachena |
Sem comentários:
Enviar um comentário