Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2011

Visita ao Museu Berardo




Museu Colecção Berardo
O Museu Colecção Berardo, no CCB em Lisboa, exibe uma vasta colecção de obras de arte pertencentes a Joe Berardo, a par de outras exposições de elevado interesse, que são gratuitas em regime de visita livre.

É o caso da exposição da mostra Tinta nos Nervos – Exposição Banda Desenhada Portuguesa, que reúne 600 trabalhos, de 41 artistas de diferentes gerações, formações e estilos, expostas por ordem aleatória, comissariada por Pedro Vieira de Moura e que contou com a colaboração de alguns dos artistas em exibição.
A exposição aposta em autores modernos e contemporâneos, com duas excepções históricas, Rafael Bordalo Pinheiro  (o criador do Zé Povinho) e Carlos Botelho (o pintor de Lisboa por excelência e autor dos Ecos da Semana) que deram à Banda  Desenhada uma nova dimensão a nível nacional,  alargando o seu papel para além de entretém infanto-juvenil.

Outra exposição, que iremos visitar brevemente, intitula-se Mappamundi e é apresentada do seguinte modo:
"A história da cartografia moderna nasce em Lisboa, é um lugar maior em torno das grandes descobertas, da própria época dos Descobrimentos. Muitos grandes cartógrafos, do início do século XVI, são portugueses".
Para introduzir a exposição, existem dois mapas criados por portugueses: A carta do Atlântico Norte datada de 1550, criada por Lopo Homem, e que foi cedida pela Biblioteca Nacional, e a Carta do Atlântico Norte, de 1778, de José Monteiro Salazar, cedida pelo Museu Etnográfico da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Estes dois emblemáticos mapas abrem a exposição para que "os artistas e os visitantes recordem que são os herdeiros deste passado".
"Mappamundi" inaugurou dia 31 de Janeiro e vai estar patente no Museu Colecção Berardo até 25 de Abril de 2011.
http://www.vivaagenda.com/evento/2290/MAPPA+MUNDI

Sem comentários:

Enviar um comentário