sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Património Natural Alentejano
O Alto Alentejo, fortemente marcado pela presença humana de longa data, constitui um território com rico património natural e cultural envolvendo importantes recursos naturais, paisagísticos com valor estético, lúdico e científico. Terra de antas e menires, castelos e fortificações, vestígios romanos, árabes e judaicos, o Alto Alentejo é uma região a descobrir!
Caminha-se em plano apenas alguns metros até o viajante encontrar à sua direita uma placa pintada de verde e branco que indica que está na altura de mudar de rota, à esquerda. É a partir daqui que começa a acção propriamente dita. Sai-se da estrada alcatroada para se começar a subir pela calçada de Marvão que é medieval mas que está assente num antigo caminho romano.
À medida que a caminhamos não é difícil identificar sobreiros, carvalhos e castanheiros. É a junção do clima atlântico com o mediterrânico que proporciona este tipo de vegetação. Pinheiros bravos também são vistos por aqui, principalmente nas encostas montanhosas assim como uma ou outra oliveira a lembrar da importância que teve outrora para as populações locais. Plantas como o rosmaninho emprestam o seu aroma à caminhada. Encontra-se ainda urzes, carquejas e giestas. Já perto do fim da calçada, começa a dominar terreno o sobreiro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário