Páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Património gastronómico em Celorico

GASTRONOMIA NO CONCELHO...
Foi sempre “farto” o vale do Mondego, não regateando aos que o povoam os recursos indispensáveis à sua existência. Daí a variedade da sua cozinha.

 » Arroz de carqueja Gastronomia regional:
- Arroz de carqueja
- Carne Marra
- Sopa de grão
- Arroz de pato
- Bolos de bacalhau
- Bacalhau cozido com couves e batata
- Açorda de couves
- Bacalhau à Lagareiro
- Migas de bacalhau
- Bacalhau cozido com couves e batatas
-Bacalhau à Lagareiro
- Migas de bacalhau
- Açorda de couves
- Enchidos c/grelos salteados    
                                                    
Borrego ou Cabrito Assados à moda da Vila
Ingredientes
Borrego, alho, colorau, sal, salsa, louro, cebola, piripiri (facultativo), batatas.
Preparação Depois de Limpo o borrego abre-se ao meio e dá-lhe uns golpes mas que fique inteiro. Tempera-se com sal, alhos esmagados, louro partido aos bocadinhos, azeite, vinho e um pouco de piripiri. Deixa-se neste marinado de um dia para o outro. Numa assadeira de barro corta-se a cebola às rodelas até cobrir o fundo, põe-se o borrego já temperado e as batatas. Rega-se tudo com a marinada e vai ao forno assar Prato típico de  Borrego


 QUEIJO SERRA DA ESTRELA
A raça ovina Bordaleira da Serra da Estrela é uma ilustre produtora de leite. Este transforma-se num néctar no fabrico do mais reconhecido queijo português – Queijo Serra da Estrela. Esta iguaria é fruto de um processo que vai mais além da simples técnica. A mão-de-obra utilizada nas queijarias é, na sua maioria, de índole familiar, o que confere um ambiente único. Os segredos vão passando das avós para as netas, numa tradição secular. As artesãs possuem um conhecimento único, mas levantam sempre um pouco a ponta o véu e deixam-nos alguns pequenos segredos do ofício. As mãos, dizem elas, devem estar sempre frias, desde o dessoramento até ao encinchamento.
Além do Queijo Serra da Estrela DOP, o visitante poderá encontrar nas diversas queijarias espalhadas pelo concelho, um delicioso queijo de ovelha curado ou amanteigado, fruto de saberes ancestrais.

Para ler mais:
http://www.cm-celoricodabeira.pt/concelho/gastronomia/Paginas/QueijoSerradaEstrela.aspx

No âmbito da promoção da gastronomia local têm-se desenvolvido alguns eventos:







Sem comentários:

Enviar um comentário