quinta-feira, 19 de maio de 2011

MÉRTOLA - 6º FESTIVAL ISLÂMICO




Há, por estes dias, um clamor de gentes e festa que se combina com a tranquilidade de Mértola e em que vale a pena participar.

Maio é o mês em que, de 2 em 2 anos, a "Vila Museu" recebe o Festival Islâmico, o qual começa hoje (dia 19) e termina no domingo (dia 22).

Sugestão para este fim de semana: Visita a Mértola para o Festival Islâmico.
Consultem o programa completo em: Turismo de Mértola

sábado, 14 de maio de 2011

Herdade da Amendoeira

        A Herdade da Amendoeira fica a 2 Km de Santana do Campo, freguesia e concelho de Arraiolos. Situada a 250 m de altitude, em plena reserva Natura 2000, esta propriedade permitir-lhe-à desfrutar das suas paisagens diversificadas (zonas agrícolas e zonas florestais), bem como oferecer–lhe uma oportunidade única de entrar em contacto com a fauna e flora nativas.

        Com o objectivo de conseguir a sustentabilidade deste espaço rural apostaram na diversificação de actividades ao nível do turismo, agro-indústria e agro-pecuária. Existe a possibilidade de ficar alojado em turismo rural, praticando caça e pesca desportiva, bem como pode provar o mel, queijos, licores e ainda a carne de bovino da raça limousine e outros produtos da herdade.

Para saber mais, consulte http://www.herdadeamendoeira.com

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Herdade do Freixo do Meio

   A Herdade do Freixo do Meio foi totalmente convertida ao modo de produção biológico,  produzindo uma gama de produtos de excelência que associam a cultura regional, o respeito pelo meio ambiente e pela envolvente social, utilizando a mais moderna tecnologia.



   A herdade pertence à família Sousa Cunhal, gerida por um neto do antigo proprietário, segundo princípios de sustentabilidade. Em Lisboa, têm uma mercearia e um talho a funcionarem no Mercado da Ribeira.

Para conhecer todos os aspectos da Herdade e entrar em contacto directo com a Natureza, pode ficar alojado na antiga casa da professora aí existente.

Herdade do Freixo do Meio

Na Herdade do Freixo do Meio criam perús pretos ao ar livre, em modo de produção biológico.
Os perus são adquiridos em França de onde vêm com 1 dia, já vacinados e certificados. Na herdade é-lhes proporcionada uma alimentação e condições de vida adaptadas ao seu estado de desenvolvimento, alimentando-se de produtos produzidos na herdade, germinados de cereais e leguminosas.
Quando estão mais fortes são diariamente encaminhados por uma ou duas senhoras para os montados da herdade onde vão comer bolota, insectos, azeitonas e erva, sendo recolhidos ao final do dia.

É esta alimentação e forma de criação que proporciona uma carne de excelente qualidade, menos seca do que é habitual e muito saudável. A variedade Peru Preto é tradicionalmente criada nos montados alentejanos desde a sua introdução na Península Ibérica, tendo conquistado um lugar principal no Natal dos portugueses.

Este foi o primeiro produto a ser produzido em Modo de Produção Biológico na herdade, do qual têm já grande experiência de produção reconhecida pelos clientes.

Convento de São Domingos

Convento de São Domingos

Fundado na transição do séc. XVI para o séc. XVII, o decreto de extinção das ordens religiosas, em 1834, levou ao seu encerramento imediato. Igreja revestida de ricos azulejos do séc. XVII, raros na Europa.
Actualmente é a sede do Grupo de Amigos de Montemor-o-Novo e alberga o Núcleo Museológico do Convento de S. Domingos - Museu de Arqueologia e salas de olaria, arte sacra, etnografia e tauromaquia.

No dia 30 de Abril visitámos ainda a "Feira da Natureza" que decorria no Convento de São Domingos, onde descobrimos outras herdades de produção biológica da região alentejana.

Visite a Herdade da Amendoeira em http://www.herdadeamendoeira.com/
e também a Herdade de Carvalhoso http://herdadedecarvalhoso.pai.pt/ (em construção).

Produtos da Herdade de Carvalhoso (exposição).

O Grupo de Secretariado na Herdade

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Proposta de cartaz publicitário

Uma vez que estamos a terminar a formação na Área de Cultura, Língua e Comunicação, deixo aqui a minha primeira proposta de um cartaz/poster de publicitação do blogue da turma para a II Mostra de Trabalhos (Festa dos EFA):


Lembro que os comentários e sugestões de melhoria são bem-vindos! Este é um primeiro esboço, pois podemos fazer novos cartazes e, sobretudo, seria interessante incluir uma fotografia da turma inteira!

sábado, 7 de maio de 2011

Visita à Casa dos Amigos de Montemor-o-Novo

Depois de visitarmos a Herdade do Freixo do Meio, seguimos para Montemor-o-Novo,  percorrendo então a "Feira da Natureza" que se encontrava nas instalações do Convento de São Domingos. 
Aí estavam expostos, em pequenas bancas,  livros,  doçarias conventuais e pastelaria caseira, alguns artigos típicos da região e produtos naturais e biológicos. Assistimos ainda à actuação ao vivo do grupo dos "Amigos de Montemor-o-Novo".

Interior do Convento de S. Domingos

terça-feira, 3 de maio de 2011

Herdade do Freixo do Meio

A Herdade do Freixo do Meio é uma herdade alentejana que gere 650ha de Montado de sobro e azinho, próxima de Montemor-o-Novo, totalmente convertida ao Modo de Produção Biológico, desde 2001.

No cumprimento da sua missão, assente na exigência, na transparência, no conhecimento e na inovação, a herdade do Freixo do Meio elegeu a Agricultura Biológica (Reg. CE 2092/91, modificado) como forma de abordar o desafio de explorar eficientemente o Montado.

A visita à Herdade do Freixo




Aqui está o grupo mais alegre da visita à Herdade do Freixo:
as meninas da turma do curso de Secretariado divertiram-se imenso,  como sempre, apesar da chuvinha.








Foi uma grande diversão, enquanto caminhávamos divertidamente durante 2 horas pelos campos alentejanos. Chegamos ao fim com as pataniscas geladas (ou seja, os pés), mas muito animadas!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O passeio pela Herdade



Depois de uma bela caminhada à chuva, e os pézinhos todos molhados (Sholp Sholp), nada melhor que um bom cozido alentejano com os produtos biológicos da Herdade do Freixo do Meio.





E aqui fica um aspecto do valente grupo  que participou na aventura de percorrer o trilho do Gnomo Compadre na Herdade do Freixo do Meio.