sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Acerca do Marvão

  O concelho de Marvão situa-se na vertente Norte da Serra de S. Mamede, distrito de Portalegre, Alto Alentejo. A Este e a Norte faz fronteira com Espanha. Mais de 15Km desta fronteira é demarcada pelo Rio Sever.
   Em tempos remotos, o Marvão, foi um reduto defensivo vital e obrigatório. A sua localização estratégica no topo da Serra do Sapoio, a cerca de 850 metros de altitude, fez com que a vila fosse muito disputada ao longo dos séculos.
  Hoje é, sobretudo, um lugar de uma extraordinária beleza arquitectónica e paisagística. Os edifícios históricos e o aglomerado habitacional foram construídos numa plataforma rochosa totalmente rodeada por muralhas à sombra do castelo.
Para saber mais, consulte: www.cm-marvao.pt/

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Acerca da Nazaré


     O concelho da Nazaré localiza-se no distrito de Leiria, junto ao Atlântico, em plena região estremenha. Situado a cerca de uma hora de distância de Lisboa, é actualmente servido por importantes vias de comunicação, com boa acessibilidade.Vila piscatória, a Nazaré engloba os povoados da Pedreneira e Sítio da Nazaré.

    A Nazaré teve foral em 1514 dado por D. Manuel I. Para saber mais, consulte: http://www.cm-nazare.pt/

Uma curiosa lenda atribui o topónimo "Nazaré" a uma imagem da Virgem Maria oriunda de Nazareth, na Palestina. Leia a história em http://www.cm-nazare.pt/custompages/showpage.aspx?pageid=48d53d58-0b11-41b8-86bb-c262c09723f8&m=b24

Acerca do Soajo


Sem título
   A freguesia de Soajo pertence ao concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, de cuja sede dista cerca de 20 km. Situando-se em plena área montanhosa do Alto Minho, constitui uma das principais portas de entrada do País pela fronteira orensana da Galiza, fronteira esta que é limitada pelo rio Castro Laboreiro. 


     Soajo é uma Freguesia que, de acordo com a tipologia de áreas urbanas, foi classificada como Área Predominantemente Rural e é  composta por muitos lugares. A sua fundação remonta ao século I, mas só em 1514 obteve Foral de D. Manuel II. Para saber mais, consulte: http://www.jf-soajo.com/

O juiz de Soajo


      
   Para conhecer uma das lendas mais famosas deste local, relativa ao Juiz de Soajo, consulte o link:http://www.jf-soajo.com/?m=historia&id=376


Acerca da Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) localiza-se na região Norte de Portugal (Minho-Lima, Cávado, Alto Trás-os-Montes) abrangendo os concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Melgaço, totalizando uma área de 70 290 ha. Destes, 5 275 ha pertencem ao Estado (Matas Nacionais sob gestão do ICN), 45 577 ha são terrenos baldios e a restante área é propriedade privada.


O P.N.P.G. é a única área protegida nacional que possui a categoria de Parque Nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas.
A visita a uma área protegida deve ser feita de modo a perturbar ao mínimo o ambiente natural envolvente. Só assim será possível desfrutar em pleno das paisagens, sons e cheiros que tornam o P.N.P.G. um local único no nosso país. Para saber mais, consulte:
http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-Geres?res=1366x768 ou http://www.serradogeres.com

Acerca de Celorico da Beira

   Celorico da Beira é uma vila portuguesa, com cerca de 5150 habitantes. Pertencente ao distrito da Guarda, região Centro e subregião da Beira Interior Norte.
    Está localizado a 23Km da Guarda, 48Km de Viseu e 334Km de Lisboa. É também o concelho mais a norte da Serra da Estrela.
    Banhado pelo rio Mondego foi este que marcou, desde sempre, a história do concelho. Localizada num local estratégico, Celorico da Beira cedo fez despontar o seu carácter defensivo. Do ponto de vista terão sido os Túrdulos os primeiros povos a ocuparem a zona, cerca de 500 a.C.
Situado no maciço montanhoso da Serra da Estrela, possui quase 50% da sua área integrada no Parque Natural Serra da Estrela. É considerada a capital do Queijo da Serra. Para saber mais, consulte:  http://www.cm-celoricodabeira.pt/

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O início

   Bem-vindos nesta viagem da turma de Técnicas de Secretariado dos cursos de Educação e Formação de Adultos da Escola Secundária de Leal da Câmara.
   Brevemente iremos começar a dar-lhes a conhecer as novidades da turma...!